Fique Por Dentro

Aproveitamento de Resíduos de Quartzito

Postado em 28/03/2011 Comentar
Aproveitamento de Resíduos de Quartzito

Aproveitamento de Resíduos de Quartzito
Estudos de caracterização tecnológica de resíduos de quartzito em pedreiras da região de Ouro Preto/MG, publicados recentemente por técnicos da Escola de Minas de Ouro Preto/MG (Rosa Malena Fernandes Lima, Alexandro Fortes Simões da Silva, Rubhia Marianna Maciel de Morais, José Aurélio Medeiros da Luz) destacam a possibilidade de transformar os resíduos em materiais de construção civil:
O baixo emprego de técnicas racionais modernas na produção de placas de piso e revestimento gera grandes quantidades de resíduos em praticamente todas as pedreiras de quartzito causando muitas vezes grandes impactos ambientais.
Visando a determinar possíveis aplicações para os resíduos e, dessa forma, garantir a reabilitação da área degradada, os estudos da Escola de Minas concluíram que é perfeitamente viável aproveitar os resíduos para produzir areias diversas.
• Verificou-se a possibilidade de obtenção de areia para aplicação em vidro de vasilhame após a purificação das mesmas, usando flotação das impurezas que mostrou-se mais eficaz do que a separação magnética de alta intensidade. Observou-se que há a possibilidade de redução de 80-90% dos resíduos descartados nas pedreiras.
• Uma outra possibilidade de aplicação dos resíduos de quartzito é como areia fina (0,589 e 0,149 mm) e média (0,8 a 2,4 mm), o que acarretaria uma redução de resíduos depositados nas encostas dos morros em torno de 70%

Fonte: Escola de Minas de Ouro Preto/MG, Rosa M. F. Lima; Alexandro F.S. Silva; Runhia M. M. Morais, José A. M. Luiz

Orex Mineração

Riacho do Curral, Sitio Algodão, Zona Rural s/n, Ouricuri- PE - Brasil | CEP: 56200-000 | Tel: +55 21 99711.7337 | orex@orex.com.br