Fique Por Dentro

Arquitetura - Linhas Mágicas e Rocha Bruta

Postado em 03/11/2011 Comentar
Arquitetura - Linhas Mágicas e Rocha Bruta

Em Santiago de Compostela, norte da Espanha, está sendo construído um dos maiores projetos de toda a Europa: na colina que domina a cidade surge a Cidade da Cultura. O arquiteto norte-americano Peter Eisenman assina o projeto que se estende por uma superfície de 265.000 m².
Seu projeto reúne antigo e moderno. Eisenman deu à colina sobre a cidade uma nova cúpula, cuja forma lembra a concha da vieira. Esse elemento foi, durante muitos séculos, o sinal identificador dos peregrinos.
Os contornos mais característicos do primeiro esboço da concha hoje estão perdidos. Mas permaneceram as típicas linhas fundas, que se estendem pelo casco protetor desse animal marinho. Eisenman concebeu-as escavadas entre os prédios. Ali fendas também caracterizam as vielas estreitas e tortas que contornam as casas.
Eisenman deixou mais uma marca registrada dessa velha cidade na Cidade da Cultura. Trata-se das colunatas no térreo dos prédios, pelos quais os visitantes podem passear em dias de chuva sem se molhar.
A Cidade da Cultura tem o formato de uma corcova, como se uma força geológica sobrenatural a tivesse levantado da terra. Essa impressão é reforçada pelo emprego extensivo de rochas ornamentais: externamente os prédios são revestidos de quartzito folhado até a altura das grandes superfícies de vidro. Ele confere ao todo uma aparência que se poderia chamar de étnica. Nas fachadas predominam tons de cinza ao amarelo e para as coberturas foram escolhidas variações vermelhas.
Também são peculiares as linhas que seguem sobre o teto, evidentes mesmo se observadas desde o solo. Elas foram compostas com quartzito serrado, o qual se destaca do terreno bruto tanto pela superfície quanto pela cor.
O término das obras na Cidade da Cultura está programado para 2015.

O material dominante na Cidade da Cultura é o quartzito Santa Cruz. Em sua maior parte ele é originário do Brasil.

Fonte: http://www.stone-ideas.com

Orex Mineração

Riacho do Curral, Sitio Algodão, Zona Rural s/n, Ouricuri- PE - Brasil | CEP: 56200-000 | Tel: +55 21 99711.7337 | orex@orex.com.br